sexta-feira, 4 de abril de 2008

O tesouro

Os três irmãos de Medranhos, Rui, Guanes e Rostabal; eram os fidalgos mais famintos e mais remendados de todo o reino das Astúrias.
Numa silenciosa manhã de domingo, andando todos três na mata de Requelanes a espiar pegadas de caça e a apanhar tortulhos, enquanto as suas três éguas pastavam, os três irmãos encontraram, por trás de uma moita de espinheiros, numa cova de uma rocha, um velho cofre de ferro que conservava as suas três chaves nas suas três fechaduras. Dentro do cofre havia muitas moedas de ouro.
Os três irmãos, sem saber se aquilo era obra de Deus ou Diabo, mergulharam as mãos no ouro e estalaram a rir.
Rui, o mais gordo e mais avisado dos irmãos, levantou o braço e decidiu que o tesouro pertencia aos três e que se repartiria, rigorosamente, pesando-se o ouro em balanças.
Mas iriam eles transportar o ouro da mata para Medranhos? Não era conveniente sair da mata com ouro antes de do pôr-do-sol. Por isso Rui decidiu que Guanes, o mais leve dos irmãos, deveria levar o ouro numa bolsinha e com ele comprar três alforges, três maquias de cevada, três empadões de carne e três botelhas de vinho, na vila vizinha, porque já não comiam desde o dia anterior.
Quando escureceu os três irmãos regressaram a Medranhos e cada um ficou com uma chave em sua posse para que nenhum dos irmãos roubasse todo o ouro.
No dia seguinte Rui e Rostabal foram para a clareira, em frente á moita que encobria o tesouro.
Rui virou-se para Rostabal e disse:
- Ah! Rostabal, Rostabal! Se Guanes tivesse encontrado o tesouro sozinho, não o dividia connosco!
- Pois, lá nisso tens razão! Guanes é cobiçoso… Quando ele ganhou cem ducados ao espadeiro de Fresno, não me quis emprestar três para comprar colete novo!
Então Rostabal decidiu matar Guanes.
Quando Guanes se aproxima de Rostabal, este ataca-o e perfura-lhe o peito e a garganta, e arranca a chave do peito do morto.
Seguidamente Rostabal debruçou-se na laje de um tanque para lavar a face e as barbas, que se tinham sujado com o sangue do seu irmão, no entanto, Rui apunha-la Rostabal perfurando-lhe o coração.
Em seguida, para festejar, Rui bebe uma das garrafas do vinho que Guanes envenenara antes de morrer, e alguns minutos depois Rui sente um calor muito intenso no peito e morre.
Desde então o tesouro ainda lá está, na mata de Roquelanes.




Fernando Pereira Fonseca Nº8 9º3

Sem comentários: